sexta-feira, 17 de abril de 2015

Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL De 09 a 13 maio de 2016

Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL

De 09 a 13 maio de 2016



A Semana Brasileira de Enfermagem vem no seu 77°ano de acontecimentos e por meio de convocação da Associação Brasileira de Enfermagem elege, em sua temática, a importância da manutenção do sistema público de saúde a fim de promover o direito da população (fortalecimento do SUS).  Neste sentido, a discussão dos aspectos que envolvem a manutenção da saúde coletiva destaca a enfermagem frente ao cuidado dos indivíduos e da comunidade, com base na ciência atualizada e no olhar holístico direcionada para o exercício de deveres e da seguridade ao direito de todos.
               Neste enfoque a Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Onofre Lopes busca fortalecer o processo de trabalho incentivando e favorecendo o humanismo no lócus da ação profissional, visando incrementar práticas que solidifiquem e favoreçam a saúde e a vida dos pacientes. Com este evento, o HUOL pretende fortalecer o compromisso de responsabilidade social, por meio de uma programação que promova ações de ensino, prevenção, proteção e cuidado no âmbito hospitalar.
               Observando fatos históricos à enfermagem, podemos citar o juramento de Florence Nightingale, percussora e uma das figuras mais notadas na história da enfermagem mundial
“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.”
               Partindo deste ponto de vista, convidamos todos os profissionais da enfermagem a pensarem conscientemente sobre o ‘cuidar do outro e cuidar de si’ numa perspectiva humana e científica, onde todos possam aceitar as individualidades culturais de cada indivíduo. A enfermagem precisa atuar coletivamente com os demais trabalhadores da saúde, dando ênfase ao direito a vida, ao cuidado e valorizando seu próprio campo de atuação. A ética e o pensamento crítico são primordiais no trabalho em conjunto.
               Outro fator que o HUOL entende como indispensável e de direito é a formação de seus profissionais, tendo a preocupação em manter todos atualizados, pois a competência profissional surge com a vontade de aprender e de crescer naquilo que se faz. O ser humano precisa ter o desejo de ser o melhor em sua atuação, buscando novos conhecimentos, ampliando os horizontes, focando no aperfeiçoamento pessoal e profissional. O mundo vive um momento de constantes transformações, as quais devemos acompanhar e nos instrumentalizarmos para o fortalecimento do grupo como ponto estratégico de melhoramento da prática profissional.
               Desta maneira, visamos redefinir e reestruturar os processos, para o comprometimento com a saúde da sociedade e o desenvolvimento de trabalhos organizados, respeitando os direitos dos múltiplos sujeitos envolvidos, buscando atender às necessidades que por ventura venham a surgir no cotidiano hospitalar. A Semana de Enfermagem do HUOL vem reforçar o incentivo, o respeito e a valorização de seus protagonistas, mostrando que individualidades e costumes não são problemas e sim desafios, incrementos para o positivismo e sucesso profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário